Estado de Goiás

Histórico  

    O Programa Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Moleculares (PPGCM), no nível de Mestrado Acadêmico, do Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo (CCET) foi aprovado pela Resolução nº 154/2005 do Conselho Acadêmico (CsA) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), iniciando seu funcionamento no segundo semestre de 2006. O Curso foi homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), Portaria MEC 524, DOU 30/04/2008, Parecer CES/CNE 33/2008, 29/04/2008. O PPGCM reúne pesquisadores dos cursos de Física, Química, Ciências Biológicas e Farmácia, tem por objetivo a capacitação e formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa cientifica e no desenvolvimento de atividades multidisciplinares inerentes às áreas afins do estudo das moléculas. As publicações em revistas nacionais e internacionais demonstram o potencial dos seus professores / pesquisadores na produção de novos conhecimentos científicos relevantes.

     O Programa conta, atualmente, com um total de 20 doutores que atuam nas diferentes linhas de pesquisa do Curso em quatro grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. É interessante salientar que a área químico-farmacológica vêm-se transformando numa vocação natural do CCET desde sua criação. As áreas incluídas neste programa (biologia molecular, cristalografia de pequenas moléculas, produtos naturais, farmacologia, síntese orgânica, modelagem química, bioquímica e quimiometria) procura atender as crescentes necessidades do pólo químico-farmacêutico de Anápolis na pesquisa, desenvolvimento de novos produtos químicos e formação de mão de obra qualificada. O mestrado em Ciências Moleculares procura integrar os diferentes cursos de graduação que fazem parte do CCET. Esse somatório garante o desenvolvimento das investigações científicas multidisciplinares que compõe a área de concentração do curso: físico-química molecular e química orgânica.

    Como objetivos específicos pretendem-se: A capacitação e formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior na pesquisa cientificam e no desenvolvimento de atividades multidisciplinares inerentes às áreas afins do estudo das moléculas. Nesse sentido, o mestrado dá ênfase à formação aprofundada dos profissionais provenientes destas áreas afins, contemplando conhecimentos teóricos e experimentais.

 

 

 

 

 

 

 

 

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás